terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Estado de Rondônia investe na produção de ovelhas para abate


Produto diferenciado, a carne de ovelha vem ganhando cada vez mais consumidores e a demanda tem sido contínua, inclusive em Rondônia. De acordo com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária de Rondônia (Seagri), de 2003 até 2009, a criação de ovinos no Estado subiu de 63 mil para 128 mil cabeças. Incentivos a ovinocultura vem sendo contínuos, e hoje o rebanho do animal está distribuído em cerca de 4.500 pequenas propriedades em toda a região.



A coordenadora Sandra Régia de Paula Carvalho, do setor de Ovinocultura da Seagri, acredita que o produtor precisa se preparar para atender as exigentes expectativas do consumidor, ou seja, obter um produto de qualidade e com baixo teor de gordura. E para a obtenção dessa carne de alto padrão, cuidados com a nutrição do animal são fatores essenciais, segundo explica. "É fundamental oferecer uma alimentação adequada para o animal, incluindo sais minerais, além de praticar a vermifugação periódica", destaca a especialista.

Carvalho, que em 2008 publicou um relatório que diagnostica a situação da ovinocultura em Rondônia, afirma que o setor representa o segundo maior rebanho da Região Norte do Brasil. E afirma que, apesar de dificuldades por causa dos preços altos na comercialização, 75% dos produtores entrevistados demonstraram interesse em expandir suas criações de ovinos.

O zootecnista Jobel Beserra, gerente da área de pecuária da Seagri de Rondônia, chama a atenção para o fato de que no Brasil, até hoje, grande parte dos animais em comercialização não ser ideal para o consumo. Ele explica que animais acima de um ano de idade, por exemplo, já não apresentam uma carne macia. "Nosso grande desafio é produzir animais precoces com carne de alta qualidade e escala de produção para o ano todo". Mercado para absorver essa produção o Brasil tem, ele garante.

O CONSUMO NO BRASIL

De acordo com a Embrapa e com dados do IBGE, de 1975 a 2003, houve um forte incremento no número total de cabeças de ovinos em todo país. A Região Centro Oeste foi a que apresentou a maior taxa de crescimento de 455%, seguida da Região Norte, que cresceu 353%. Nas Regiões Sudeste e Nordeste os índices aumentaram 88% e 47%, respectivamente. Já na Região Sul foi observado uma queda de 61%.

ESTADO QUE MAIS CRESCE NO BRASIL

Com população de 1,4 milhões de habitantes, Rondônia é Estado que mais cresce no Brasil, além de ser o terceiro mais populoso e de maior densidade demográfica entre os estados da Região Norte. São 52 municípios entre os quais se destacam Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal, Vilhena e a capital Porto Velho.

Da área total de 237 mil km², 85% tem potencial produtivo, segundo a Embrapa. Além do crescimento econômico sustentado principalmente pela agropecuária, duas hidrelétricas em construção sobre o Rio Madeira - Santo Antônio e Jirau - respondem pela geração de 30 mil empregos de 2009 a 2019.

FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário