sábado, 26 de dezembro de 2009

Projeto vai formar agentes de assistência técnica e extensão rural


O projeto de qualificação de Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), em manejo ecológico e conservação dos solos e água no Estado de Mato Grosso, será executado no campus da Unemat em Pontes e Lacerda, por uma equipe multidisciplinar. A proposta foi aprovada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), esta semana, por meio do Edital MCT/CNPq/MDA/SAF/Dater Nº 033/2009.

A expectativa é de atender 80 profissionais das áreas de ciências agrárias, ligados à atividade de extensão rural, que tenham vínculo funcional com a Empaer/MT e secretarias municipais de agricultura.

O valor total do projeto é de R$ 121.882,70. A contratação da proposta ocorre ainda este ano e as atividades serão executadas até dezembro de 2011.

Para o coordenador do projeto, professor Samuel Laudelino Silva, a qualificação técnica vai beneficiar diretamente agricultores familiares. “O projeto tem como objetivo atender aos princípios sistêmicos de sustentabilidade agrícola em bases ecológicas e fortalecer o processo de permanência dos produtores rurais em suas áreas, visando à diminuição do êxodo rural via a qualificação técnica desses atores sociais”.

Serão oferecidos dois cursos, com 40 vagas cada, de 88 horas/aula, incluindo parte teórica e pratica. Os participantes terão gratuitamente hospedagem, translado da cidade para o campus e locais de visita técnica e alimentação.

Quatro pesquisadores da Unemat atuarão diretamente nas atividades, entre os quais, os professores Samuel Laudelino Silva (coordenador), Maria Aparecida Pereira Pierangeli, Eurico Neto e Heitor Kirsch. A equipe contará também com pesquisadores da Empaer, Prefeitura de Pontes e Lacerda, Centro de Tecnologia Alternativa, além de monitores acadêmicos da Unemat e profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário